quinta-feira, 11 de outubro de 2012

A História de Cyrano de Bergerac (Adaptada por Nivia Martins em, 02/03/2012)


Na França, no ano de 1914, vivia um brilhante espadachim, conhecido não pelos seus méritos marcantes, por sua luta em favor dos oprimidos,  sua dedicação ao país ou sua inteligência. Não! não conheciam Cyrano de Bergerac por nenhum desses feitos, pois, o que realmente marcava na figura daquele homem, era a tremenda e exuberante marca que herdara ao nascer: Seu nariz! grande e deformado nariz.
As pessoas, quando queriam caçoar de Cyrano, falavam:
- Você tem um tremendo instrumento de cheiro!!!
E riam, riam muito de sua deformidade.
Por essa razão, Cyrano transformou-se num homem valente, temido por saber usar bem a sua espada. Ele era chefe da guarda real. Mas, como todo herói, tinha um ponto fraco, o maior de todos, maior até mesmo que seu nariz: Sua prima, Roxanne! Uma bela mulher, elegante, educada, de gosto refinado... "Ela não é para mim, nenhuma é para mim", pensava ao vê-la passar.  Mais, era ela quem ele queria e desejava ardentemente.
Amava Roxanne desde menino, mais nunca contara à ninguém, pois temia ser outro motivo de deboche além de seu nariz.
Tinha um amigo, que fazia parte de sua guarda, talvez o único que não rira dele, Louis, seu parceiro inseparável. 
Um dia, estavam sentados em uma adega, quando a carruagem de Roxanne passou e parou. Com um sorriso encantador, ela acenou para o primo, que segurou a emoção para que seu amigo não descobrisse seu segredo. Logo que ela passou, seu amigo lhe falou:
- Cyrano! Quem era a bela dama?
Tentando esconder seu ciúme, Cyrano respondeu:
- É minha prima, Roxanne...
Impressionado, seu amigo desejou saber tudo sobre ela e Cyrano falou por horas sobre o assunto que mais gostava de falar: Roxanne, Roxanne...
O tempo passou e Louis não conseguia tirá-la da cabeça e insistia para que Cyrano o apresentasse informalmente à ela. Cyrano disfarçava, sentia ciúmes, não queria apresentar. No entanto, um dia, o pior aconteceu. Roxanne procurou pelo primo.
- Primo querido, tenho observado de longe seu amigo sempre contigo...
Tremendo e com o coração em prantos, lhe disse:
- Ele faz parte de minha guarda. Por quê?
- Queria saber sobre ele! É tão lindo... Tem os olhos tão profundos. Fala-me sobre ele?
Cyrano gostaria de mentir naquela hora. Mas Roxanne tinha uma voz tão meiga, que seu pedido  tornou-se ordem. Então, ele começou a falar o melhor sobre o amigo, contar os feitos, a bravura... Logo Roxanne explodiu: Estou apaixonada, preciso conhecê-lo!
Cyrano então percebeu, que não podia negar. Era a primeira vez que ela lhe pedira algo. E também, se nunca o notaria, que fosse ao menos feliz...
Cyrano prometeu-lhe apresentá-lo.
Na semana seguinte, houve uma festa no palácio e, como nobre, Roxanne foi convidada. Após insistência de Louis, Cyrano os apresentou. 
Foram poucos momentos de conversa, afinal, Louis não sabia "falar bonito" e contou isso ao amigo, que então teve uma ideia. Decidiu que escreveria lindos poemas em forma de cartas, assim, Louis os daria a Roxanne, que pensaria ser ele o autor.
E assim aconteceu. Todos os dias Cyrano escrevia nas folhas aquilo que queria dizer ao seu amor. Palavras que expressavam os mais puros sentimentos, como ele a via, ele a descrevia. Roxanne, muito romântica, apaixonava-se cada vez mais por Louis.
Um dia, ela pediu que Louis fosse à sua casa durante à noite, pois queria ouvir dele os versos que compunha. Sem alternativa, ele aceitou. Mais, quem foi em seu lugar, foi Cyrano atendendo ao pedido do amigo.
Na penumbra e a distância, Roxanne não conseguiu identificar no vulto que via, se era seu amado, pois encontrava-se no alto da janela. Então ela perguntou:
- Se és mesmo você quem está aqui, fale-me um de seus versos.
Cheio de emoção, Cyrano começou a declamar:
- "O que dizer do amor, se antes não conhecia...E para que falar dele se agora tem uma face e encontra-se aqui, em minha frente... Oh, minha amada, como queria tê-la em meus braços te fazendo suspirar... Não sou digno o bastante para que seus olhos me vejam. Seus olhos, são duas contas de brilhantes que deveriam olhar apenas, os mais belos semblantes!..." 
E completou baixinho:
- Não o meu!!!
Roxanne ficou tão emocionada, que pediu à seu amado:
- Venha em minha casa no sábado à noite, peça-me em casamento para meus pais e serei a pessoa mais feliz do mundo. Porque te amo e amo teus versos!
Louis que tudo escutava, ficou entusiasmado e disse a Cyrano que tão logo casasse, contaria à ela toda a verdade sobre as cartas.
Naquela noite, Cyrano chorou como criança e desejou ter a beleza de Louis.
Na manhã seguinte, foram convocados para a Grande Guerra que iniciará em 1914 e, sem alternativa, despediram-se de Roxanne que chorava e implorava que ele lhe mandasse todos os dias, uma mensagem. Ele prometeu  e em seu coração, Cyrano também.
Assim aconteceu. Todos os dias Cyrano lhe mandava uma mensagem, mesmo sem o pedido de Louis. E cada dia mais Roxanne se apaixonava. Até que as mensagens cessaram por 03 dias e Roxanne se desesperou, indo para o campo de batalha, a procura do amado.
Quando chegou lá, para sua alegria, encontrou seu amor que lhe sorria, lindo e saudável. Ela então quis saber:
- Por que não me escreveu mais? O que houve?
Sem alternativa, Louis sentiu que devia contar a verdade, já que Cyrano estava gravemente ferido e além disso, acreditava no verdadeiro amor de Roxanne. Assim o fez, confessou tudo.
Transtornada, Roxanne quase gritava:
- E onde esta Cyrano, aquele traidor e impostor? Quero dizer o quanto lhe odeio!
Foi então que Louis contou:
- Meu amigo esta quase morto, pois durante a batalha, ao perceber que eu seria atingido entrou em minha frente, aquele louco! Quando lhe perguntei porque fez aquilo,  ele apenas me disse: "Você têm para quem voltar"... Era você quem ele falava...
Chorando, Roxanne pediu que Louis a levasse até ele. Lá chegando, viu o primo ensanguentado e prestes a partir para sempre.
Roxanne segurou em sua mão e pediu:
- Não vai agora... não agora que acabei de encontrá-lo...
Ali, ela percebeu que era por ele que seu coração batia. Lembrou de quantas vezes ele esteve a seu lado e em tantos momentos... Lembrou-se das poesias. Foi por ele que se apaixonou, não pela beleza de Louis.
Forçando um sorriso e com voz fraca, Cyrano ainda brincou:
- Não se aproxime muito, meu nariz pode espetá-la...
Ela então respondeu:
- Pois para mim, você é o mais belo dos homens, vejo sua alma e não teu rosto. Não entende? agora percebo que te amo!
Após um longo suspiro, ele falou:
- Agora posso morrer, tenho o amor da minha amada. Nada foi em vão!...
Num impulso, Roxanne o beijou profundamente e não percebeu quando os olhos dele fechavam-se para sempre. Foi o maior e mais bonito beijo de sua vida, inesquecível  e que nunca mais aconteceria outra vez. 
FIM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para mim. Obrigada por ler!